Psicóloga, Investigadora e Consultora especializada em Performance e Saúde Ocupacional

Psicóloga, Investigadora e Consultora especializada em Performance e Saúde Ocupacional

Biografia

Desde cedo, interessei-me por compreender o que influencia as pessoas, a sua forma de viver e de trabalhar, o que levou à minha formação em Psicologia, pela Universidade do Porto, em 2005.

Desde cedo, interessei-me por compreender o que influencia as pessoas, a sua forma de viver e de trabalhar, o que levou à minha formação em Psicologia, pela Universidade do Porto, em 2005.

Nestes 16 anos de carreira, trabalhei, sistematicamente, em duas áreas, o desempenho e a saúde.
Desenvolvi projetos de formação, mentoria e coaching em organizações para a construção de sistemas de trabalho mais inteligentes e geradores de resultados.

Da minha experiência, concluí que as duas áreas em que trabalhei andam juntas. Foi assim que cheguei em 2016 ao Programa Doutoral em Segurança e Saúde Ocupacionais da Universidade do Porto e fui ensinada que um trabalho bem feito tem de incluir a proteção da saúde.

Na Clínica Tejo Saúde, onde sou Psicóloga e Diretora Administrativa, apoio pessoas na recuperação de transtornos emocionais e burnout, usando uma abordagem Cognitivo-Comportamental.

Como Psicóloga do trabalho, acompanho profissionais em consultoria individual, organizações em projetos que visam desempenho e  bem-estar e ensino profissionais de Psicologia, Recursos Humanos e Saúde.

Sendo mãe, conheço na primeira pessoa os desafios de conciliar a carreira com a vida pessoal. Os meus cinco filhos, com idades entre os 3 e os 14 anos de idade, ajudam-me a aprender todos os dias sobre empatia, diálogo e entreajuda – valores fundamentais no trabalho.

Especialização em Performance e Saúde para Executivos

Consultoria Individual

Como alcançar metas e manter o bem-estar? E como perseguir um propósito no trabalho e na vida, sem ficar refém da rotina e das urgências?

Os líderes das organizações recebem o privilégio de dirigir o rumo de pessoas e de negócios, o que coloca sobre eles a responsabilidade de se desenvolverem, ao longo do tempo. De procurarem a sua melhor versão para influenciarem positivamente o rumo da organização.

Porém, a liderança pode ser um lugar solitário. É tão importante para um líder cuidar de si, dos seus pensamentos e das suas condições de trabalho, como dominar as skills de gestão.

O meu papel é apoiar executivos através de consultoria, de coaching ou de mentoring para melhorarem a sua performance profissional, ao mesmo tempo que respeitam o seu bem-estar e alcançam o crescimento desejado.

Consulta Psicológica

Em consulta psicológica, acompanho pessoas com os seguintes desafios:

✓ Transtornos emocionais (depressão, ansiedade, pânico)
✓ Burnout e stress no trabalho
✓ Desafios nas relações pessoais e profissionais

Iniciamos com avaliação, para identificar os motivos que o trouxeram à consulta e realizar um diagnóstico clínico e funcional. É uma abordagem compreensiva, em que procuramos perceber o que gostaria de recuperar e que obstáculos antecipa à mudança desejada. No final da sessão, temos um diagnóstico, objetivos definidos e um plano conjunto, que nos dá foco e permite medir o progresso. Nas sessões seguintes, trabalhamos estratégias, que são aplicadas entre consultas a avaliamos em conjunto a evolução.
Acredito que a terapia deve ser prática e, sobretudo, levar à mudança sustentável.

E quando não estamos doentes, mas sentimos que temos de melhorar a nossa forma de trabalhar? Usamos métodos preventivos, para melhorar o bem-estar, recuperar equilíbrio e trabalhar de forma eficaz e inteligente, através da Consulta do Trabalho. Os profissionais que mais tenho acompanhado são consultores, médicos, professores, advogados, engenheiros de TI, diretores de departamento e líderes de PME.

Organizações

Fatores como a digitalização, o envelhecimento dos profissionais, a falta de mão-de-obra, os desafios da formação e da retenção têm efeitos reais nas nossas organizações, hoje e pedem simultaneamente inovação e retenção de conhecimento crítico.

A cultura organizacional vive da inteligência das pessoas. O meu papel é colocar essa inteligência no centro de processos de inovação organizacional e de desenvolvimento de profissionais e de equipas. E ao mesmo tempo ajudar a resolver problemas que originam desgaste e stress psicológico. Hoje, a saúde mental e física dos profissionais é uma preocupação real. Como faço isso?

Através do estudo, da interpretação dos dados, da negociação e finalmente da implementação de formas mais adaptadas de trabalhar. Eu e a minha equipa colaboramos de forma fluída da base para o topo e do topo para base da organização.

Ensino

  • Formação Avançada para Profissionais de Psicologia, de Recursos Humanos e de Saúde – programas exclusivos para Ordens Profissionais, Associações Profissionais, Grupos de Saúde e Departamentos de Recursos Humanos

  • Supervisão para Psicólogos do Trabalho

  •  Em Parceria:

    Coordenadora científica e docente em formações avançadas em Psicologia do Trabalho e Gestão de Recursos Humanos no Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências (INSPSIC)

A MINHA FILOSOFIA

Responder a cada pessoa e a cada organização de forma multidisciplinar e empática.

A mudança é um processo que é facilitado quando dispomos de conhecimento e de ferramentas adequadas.

Da minha experiência e estudo, é obrigatório ligar conhecimentos de diferentes escolas da Psicologia, ter métodos para analisar o trabalho, entender como funciona o corpo humano, conhecer dados da população e a legislação que afeta a vida das pessoas e das organizações.

Tudo isto para poder entender o que é única à pessoa ou à organização. Tão importante como o conhecimento é a relação de trabalho baseada na empatia: cada pessoa ou organização é um mundo e tudo é novo de cada vez que um processo se inicia.

Neste momento a minha palavra preferida é resiliência, porque acredito que podemos sempre encontrar uma forma de fazer a vida valer a pena.

IMPRENSA

Detalhes

Formação Académica

Atividade profissional

o meu livro

A bíblia da carreira

Lançado em fevereiro de 2021, o livro “A Bíblia da Carreira” é um guia prático para transformar o trabalho, evitar o burnout e ser bem-sucedido.

Neste livro, convido-o a refletir sobre a sua atividade profissional, as mudanças que deseja incorporar e como combiná-las com o atual mercado de trabalho.

Além de ajudá-lo a olhar em perspetiva para as várias fases da carreira e a antecipar medidas a tomar, encontrará conselhos práticos sobre o conteúdo a incluir no seu perfil e a valorizar a sua pegada no mercado.

Livro A biblia da carreira Cassiana Tavares

onde comprar?

TESTEMUNHOS

Posso colaborar consigo para melhorar o seu bem-estar e trabalhar de forma eficaz e inteligente.

Se é uma organização podemos falar sobre como promover a performance sem burnout.

 
"A abordagem da Cassiana Tavares a temas muito desafiantes e complexos, para a maioria das pessoas, é simples e eficaz. A comunicação e a liderança são ferramentas fundamentais num mundo cada vez mais competitivo e a Cassiana contribui para que cada um consiga explorar o seu verdadeiro potencial"

Miguel Franco de Sousa Federação Portuguesa de Golfe

Contacte-me

Para agendar uma consulta ou obter mais informações sobre os serviços, envie um email ou, se preferir, preencha diretamente o formulário abaixo.